PO APMC - Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

 

 

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas é um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal, concretizado através do apoio a operações a distribuição de géneros alimentares e bens de primeira necessidade às pessoas mais carenciadas, por organizações parceiras, públicas ou privadas, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento e capacitação com vista à inclusão social daqueles cidadãos.

As situações de carência econômica são referenciadas pelos técnicos de intervenção e acompanhamento social e do rendimento social de inserção das entidades de economia social ou entidades públicas que operam no concelho de Torres Novas.

A Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas assume o papel de entidade coordenadora e mediadora no território de Torres Novas e Alcanena, tendo como função apoiar a distribuição de gêneros alimentares às pessoas mais carenciadas no domicilio, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à sua inclusão social. Mantém parceria com o Centro de Bem Estar Social de Minde, entidade mediadora, tendo como função a distribuição dos géneros alimentares nas freguesias de Minde, Moitas Venda e Serra de Santo António. Ambas as entidades executam este programa desde 2017.

O cabaz alimentar é constituído por produtos secos, frios e congelados que são entregues pela entidade coordenadora à entidade mediadora e desta aos destinatários finais. As entregas ocorrem mensalmente tanto às entidades mediadoras como aos beneficiários.

Atualmente apoiamos 624 beneficiários residentes nos concelhos de Torres Novas e Alcanena, entre os quais 536 beneficiários pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e 88 beneficiários pelo Centro de Bem Estar Social de Minde.